20 de maio de 2022
Sylvia, querida

Sylvia, querida

Era assim que o Brito se dirigia a mim, em todos os telefonemas, todas as mensagens de áudio. E foram muitas, intensas, em pouco menos de 1 ano. Uma relação que nasceu durante a pandemia e que nunca nos permitiu um encontro ao vivo.

Em abril de 2021 nasceu o Jornalistas Online e junto com ele veio de presente o Orlando Brito, literalmente um presente, no melhor sentido da palavra. Uma figura dócil, super educada, gentileza pura. Claro, eu já tinha ouvido falar dele, do fotógrafo que registrava as cenas de Brasília desde tempos longínquos, querido e respeitado por todos.

Minha primeira missão com o Brito foi definir o nome da sua coluna semanal para o JOLS. A primeira sugestão dele foi: “O que o Orlando Brito viu”. De cara, não gostei, achei longo e passei a sugerir outros nomes: Flashes, Flagrantes, Foco. Sugestões, que ele muito educadamente rejeitou. O Brito sabia muito bem que suas fotos eram fruto da observação humana e não apenas a sorte de um furo jornalístico ou de uma exatidão técnica.

E assim nasceu: Olhar, Orlando Brito.

Arte JOLS: Anna Buchalla

A segunda missão parecia mais fácil, escolher uma foto para representar o Brito junto ao nosso grupo. Imagine só, aquele que há mais de 50 anos vinha registrando as principais cenas da vida e da política brasileira se mostrou tímido ao expor a si mesmo, mas que depois de tanta insistência me enviou diversas fotos dele feitas por outros colegas que infelizmente não sei os nomes, mas que seguramente estarão felizes por ter essas imagens publicadas. 

Ao final, optamos pela foto abaixo. De um Brito elegante, sereno, empunhando uma de suas companheiras de trabalho, com a lente da marca preferida, a Leica.

O Jornalistas Online fez sua primeira transmissão em 13/05/21 e o Brito das lentes das câmeras, virou também o Brito do Youtube, com direito a chamada para o tema de estreia:  o debate sobre a CPI da Covid.

O Olhar do Brito, a princípio semanal, trazia sempre os registros fotográficos dos principais acontecimentos da semana. Uma coluna recheada de comentários precisos sobre as sandices do ocupante do principal cargo do Planalto. Durante este período, a cobertura da CPI da pandemia mobilizou nosso colega que ia e vinha pelos corredores do senado. Mas, na hora da LIVE do JOLS lá estava ele, a postos, para nos enriquecer com seus comentários e nos brindar com seu jeito doce de ser.

À medida que o Jornalistas Online aumentava sua participação nas mídias sociais, o atuante Brito também se adaptava aos recursos digitais, melhorando seus equipamentos e sua conexão de internet e rapidamente passou a ser um dos protagonistas do novo programa do JOLS, o Política & Democracia.

Em agosto de 2021, nosso querido Brito dedicou sua sensibilidade para registar alguns dos momentos marcantes das manifestações dos povos indígenas que foram a Brasília dizer não ao marco temporal. Vá até 49’25, deste link vale muito pena!

 No final do ano passado, o Jornalistas Online se associou a Plataforma Prensa e a partir de então, o Brito da foto e da internet também passou a colaborar intensamente com artigos, não só sobre a seara do poder, mas também sobre o universo da sua amada profissão. Seu último texto, pouco antes da cirurgia, registrou a realidade do desemprego e da pobreza nas ruas.

Fica aqui a nossa homenagem e a nossa saudade.

Sylvia, querida

Escrito por
Sylvia Jardim