18 de outubro de 2021
O Brasil precisa ser explicado no detalhe

O Brasil precisa ser explicado no detalhe

Luiz Alexandre Souza Ventura

Se você tiver sorte, vai trabalhar com gente bacana e muito experiente. Para um jornalista, essa combinação transforma a percepção sobre a profissão, o mundo e a vida. Parece um exagero filosófico, mas é uma constatação.

Foi o que aconteceu comigo em 1996, quando cheguei na redação do jornal A Tribuna, em Santos, litoral de SP. Havia muita ‘cabeça branca’ no grupo que encontrei lá, profissionais com formação sólida e visão profunda a respeito da função da imprensa. E eu aproveitei ao máximo aquela sabedoria.

Agora, novamente, o universo conspira para me favorecer e colocar nesse coletivo, Jornalistas Online, que só tem ‘monstro’ (é um elogio). Sou o caçula, o pivete, quase o foca (que carrega 25 anos de esforço).

É uma turma poderosa, que sabe muito sobre as entrelinhas do nosso País e está reunida para compartilhar esse conhecimento.

O Brasil, de fato, não é para amadores, precisa ser explicado no detalhe, esmiuçado, e não há time igual a esse, sequer parecido, para trazer luz a esse momento tão sombrio que vivenciamos.

Escrito por
Sylvia Jardim