15 de outubro de 2021
O Brasil em movimento

O Brasil em movimento

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo está lançado o novo livro: O Quinto Movimento, pela editora JA.

Ainda não leram pra mim esse livro, mas o colega jornalista José Antônio Severo descreveu-me o conteúdo. Trata-se de um mergulho na história do nosso País. E começa com o autor já falando da chegada de Cabral à Costa baiana. Segue com a Independência, a Escravidão e Proclamação de República.

A história do Brasil é uma história complexa, cheia de roubos, confusões e  movimentos sangrentos.

Antes de Cabral aportou no Brasil o navegador Duarte Pereira.

Pereira chegou ao Brasil em 1498. Parou ali pelo Norte.

Antes do primeiro movimento referido por Rebelo ocorrido em 1500, antes mesmo de Duarte Pereira, Portugal fechou “negócio” com a Espanha. Desse negócio surgiu o Tratado de Tordesilhas. Isso em 1494.

Aldo Rebelo encerra o seu primeiro movimento fazendo referências ao Tratado de Madrid, que nada mais era do que mais um negócio entre Portugal e Espanha. Tratava da separação de espaços da região sul americana para cada um dos países citados. Nós no cardápio.

Àquela altura, o Tratado de Tordesilhas era completamente desrespeitados por Portugal e Espanha. O novo tratado pôs ordem na bagunça lá deles.

O autor de O Quinto Movimento destaca o grito, que não houve, do Imperador Pedro I. Dos horrores da escravidão e do Golpe Militar que mandou às favas o Segundo Império. Para Aldo Rebelo, O Quinto Movimento está pra ser desenvolvido pelas forças democráticas do Brasil. A atual situação política no nosso país é grave e prenuncia confusão.

E Bolsonaro, hein? Bem, eu diria: aos quintos!

Aldo Rebelo fala sobre o Livro O quinto movimento.

Escrito por
Assis Angelo