18 de outubro de 2021
Ler livros é fundamental!

Ler livros é fundamental!

Já passa de duzentos milhões o número de brasileiros, mas não chega a tanto o número de leitores. Centenas de livrarias e editoras encerraram suas atividades nos últimos três ou quatro anos. Pena. 

Não tenho certeza, mas é possível que o crescente número de internautas tenha a ver com isso. No rigor, não acho que a internet por si seja culpada no processo galopante de não leitores de livros, jornais e revistas.Jornais e revistas estão encerrando suas atividades e ganhando portais na Internet. 

A Internet veio pra ficar.A Internet não é bicho papão, mas é preciso saber usá-la. A Internet é instrumento cada vez mais no cotidiano da gente. Porém, repito: é preciso saber usar a internet. Já não escrevo na Internet. Os meus textos, como este, são ditados a pessoas queridas a minha volta. Há muitas formas de usar a Internet, e de ler, claro. 

Eu já não leio livros, jornais, revistas. Mas ouço noticiário pelo rádio e televisão. E ouço audiobooks. Agora mesmo, por exemplo, estou ouvindo Eu, do paraibano Augusto dos Anjos (1884 – 1914). Augusto morreu de tuberculose. No tempo de Augusto, muita gente morria de tuberculose. Escapei. Ler é fundamental. Sempre. 

A poesia de Augusto dos Anjos tem sido visitada por músicos. Ouça: 

Escrito por
Assis Angelo