Vivendo e aprendendo a jogar. A letra da música do compositor Guilherme Arantes e eternizada na voz da grande Elis Regina sempre me encantou. Os versos falam de jogo de cintura, de levar a vida com mais leveza como se fosse um jogo e encarar os problemas com resiliência, pra usar a palavra do momento.
Sim, meus amigos, é preciso resistência para levar uma vida digna e feliz. E felizes são os que chegam aos 60, 70, 80 ou 90 anos com a disposição de aprender e pensar no futuro.
Foi pensando nisso que há quatro anos a TV Educativa de Jundiaí se transformou na primeira escola pública-municipal de mídias digitais, em parceria com o Centro Paula Souza, que há anos forma tecnólogos.
A FTVTEC já criou cerca de 70 cursos e workshops com conteúdo voltado à capacitação nas áreas de Produção Audiovisual, Mídias Digitais, Empreendedorismo e Economia Criativa.
Quase 15 mil pessoas foram beneficiadas de várias partes do Brasil e também do exterior como Venezuela, Espanha e Estados Unidos.
Entre os alunos dos cursos estão o Cássio e a Teresa, que já passaram dos 50, mas que continuam querendo aprender.
Cássio Loberto, 58 anos é economista. Ele já trabalhava na área comercial e de marketing, mas para melhorar suas habilidades fez um curso de introdução à mídias sociais. Estar conectado é fundamental para ele no trabalho e na vida pessoal.
Já a dona Teresa Nering Orcari, de 72 anos, queria mesmo era ter independência. Usar sozinha e à vontade o celular e o computador. Também fez os cursos da Fundação TVTEC e hoje ela grava vídeos, faz chamadas com os filhos e está sempre conectada. Ela fala que é preciso aprender sempre e que “dominar a tecnologia é importante porque é o nosso futuro”.
O futuro é hoje. É preciso continuar ativo e aprendendo sempre. O jogo tá on.
Cursos da FTVTEC acesse: www.tvtecjundiaí.com.br
Assista as entrevistas que foram ao ar na Super Live : Velhice não é doença!